Resenha - Cabra Cega

Título: Cabra Cega
Autora: Sheila Ribeiro Mendonça
Editora: Clube de Autores (Publicação Independente)
Páginas: 94
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Sheila R. Mendonça

Clara e Gustavo se conhecem, em um Clube de Curitiba, quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a fazer faculdade, e então se apaixonam e casam, assim, a vida de Clara muda rapidamente. E literalmente a mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.


Particularmente tenho uma grande admiração por livros nacionais e por autores(as) que lutam para publicar seu livro em meio a um mercador editorial tão resistente a publicação de nacionais. E fico muito feliz em poder contribuir para a divulgação das obras dos autores(as) que entram em contato comigo! Gostaria de agradecer a fofa da Sheila pela oportunidade de leitura do seu livro e por ter 'batalhado' tanto para poder me enviar um exemplar da obra! *-*

A leitura é super rápida, tendo em vista a diagramação com letras maiores e poucas páginas. Sheila narra a história de Clara e Gustavo, onde a primeira troca de olhares acontece em um clube, frequentado por ambos na cidade de Curitiba (cenário inicial da história), após trocas frequentes de olhares resolvem marcar um encontro e desde então não se separam mais e casam-se.

Logo após o casamento, o casal muda-se para a cidade de Ouro Preto-MG por conta do trabalho de Gustavo (médico) e Clara é surpreendida pela verdadeira personalidade de seu marido. É a partir de tal momento que a autora começa a abordar um tema muito importante que deveria ser mais trabalhado em livros, tal como forma de aviso a sociedade, de mulheres que sofrem "violência doméstica".

Clara começa a sofrer várias imposições do marido, tais como: NÃO pode dar continuidade ao sonho de cursar Psicologia, sair de casa, conversar com os vizinhos e até mesmo manter qualquer tipo de contato com sua família. Após algum tempo submissa a tantas imposições ela consegue a liberação de Gustavo para poder encaminhar cartas a sua família, mas com uma exceção, as mesmas só poderiam ser encaminhadas aos Correios após seu marido ter visto e lido todas. 

Em um momento de descuido de Gustavo, Clara consegue colocar um bilhete escondido contando tudo o que estava sofrendo longe de casa e com a personalidade violenta de seu marido para sua melhor amiga Pâmela. A amiga ao saber de tudo, não perde tempo e nem cumpre a vontade da amiga de manter segredo, contando tudo para Daniela (irmã de Clara) que comunica o ocorrido aos seus pais Dr. Rogério e Dona Jussara, indo todos para uma visita inesperada a casa de sua filha para averiguar de perto se tudo dito por Clara no bilhete estava realmente ocorrendo.

Os familiares chegam e surpreendem o casal antes mesmo que pudessem sair para a viagem a cidade de Barbacena e para a surpresa deles e de Clara, Gustavo muda totalmente o seu comportamento tratando a esposa com carinhos, tomando o seu lugar na cozinha e preparando o café para as visitas. O pai de Clara nota a atitude suspeita mas não pode se impor ao casamento da filha sendo a mesma maior de idade e se mantendo submissa as vontades e agressões do marido.

As agressões e imposições de Gustavo perante Clara continuam, amigos da personagem presenciam uma das agressões após um jantar e vão imediatamente para Curitiba comunicar os pais de Clara. Dr. Rogério e Dona Jussara vão a caminho de Ouro Preto, mas já é tarde! Gustavo suspeitando que logo após serem informados sobre o acontecido viriam direto ver a filha e tomar providências sobre as agressões, o mesmo planeja uma mudança repentina (durante a madrugada), indo para o Rio de Janeiro levando a esposa.

O história continua a se desenrolar em vários estados brasileiros, mas principalmente na cidade de Curitiba. O livro traz vários pontos positivos, sendo um deles a personalidade forte dos personagens onde é muito bem trabalhado por Sheila atitudes frente a tal situação que seriam tomadas pelas pessoas na vida real. Outro ponto positivo é o método usado para contar a história, a autora dispensou diálogos entre os personagens, onde a mesma nos diz o que os personagens pensaram, fizeram, disseram ou como agiram. Esse método usado é um ponto super a favor do ritmo da história.

A capa do livro faz jus a personagem que iremos encontrar durante a leitura, representando o fato da mesma estar "cega" ou de olhos vendados perante as agressões de seu marido. (Super bem elaborada).
O livro como dito inicialmente tem um tema (violência doméstica) e conteúdo muito bom, mas necessita de algumas revisões: como o uso excessivo de vírgulas!
Espero que tenham gostado e leiam mais literatura nacional! 
Beijos!


- Este livro foi uma cortesia da Autora Sheila R. Mendonça!

2 comentários

  1. Uau! Que resenha gostosa, amei lindona! Achei uma delícia você contar passagens importantes da história porque assim dá gostinho e curiosidade para as pessoas conhecerem Cabra Cega. Obrigada pelo respeito ao meu trabalho e pelo carinho de sempre comigo! Vou divulgar sua resenha! Beijo, beijo em seu coração! ;)
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha Sheila! Não precisa agradecer, sou eu que agradeço pela oportunidade de leitura de "Cabra Cega" e pela parceria com o blog! Muito obrigada mesmo! Lhe desejo todo sucesso possível, você merece! Beijos! :*

      Excluir