Resenha - De Volta Aos Quinze

Título: De Volta Aos Quinze
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 224
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Gutenberg

Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.


"Passamos a vida assim, nos adaptando ao mundo. Acumulando pessoas e histórias que um dia vamos contar para alguém. Mas, e se, por um segundo pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler nossa história e escrevê-la novamente? Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria? Seria essa a fórmula da felicidade? A solução de todos os nossos problemas?
Eu queria saber." - Pág. 12

Assim se inicia o novo romance de Bruna Vieira. Ela coloca-nos diante de uma pergunta onde a maioria das pessoas, gostariam de ter a resposta: "Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria?". Vai saber né?!

Anita é uma mulher de 30 anos de idade, independente, vive no ano de 2015, abandonou o interior de Minas na busca de seu sucesso profissional, indo morar na grande selva de pedra - São Paulo - em um apartamento alugado, sendo o mesmo ocupado por ela e sua gatinha Catarina.

A vida da personagem criada por 'Bruna Vieira' não está em uma de suas melhores fases. Anita volta ao interior de Minas para o casamento de sua irmã Luiza, com um turbilhão de coisas acumuladas para resolver... O dinheiro já não está dando para pagar todas as contas e só para completar o proprietário do imóvel ocupado por ela, não deseja renovar o contrato, forçando Anita à iniciar logo que voltar para SP a busca por outro apartamento.

Durante o casamento de sua irmã, Anita reencontra seu melhor amigo Henrique e descobre através de uma fotografia tirada por ela, a verdadeira vida que sua prima Carol leva ao lado do marido - Eduardo - e eventos não programados para acontecer em um dia tão especial para Luiza, acontecem!

"Henrique então riu alto e me abraçou, confessando que sentia muita falta dos meus exageros. Isso me fez perceber que havia meses que eu não fazia ninguém rir daquele jeito. É como se ele tivesse o dom de trazer de volta meu bom humor e minha vontade de viver e levar alegria aos outros." - Pág. 23

Anita é traída pelo tempo, após receber um e-mail de sua amiga Helena contando que encontrou durante uma busca na internet, o seu primeiro blog (feito quanto Anita ainda tinha 15 anos), criado um dia antes de seu primeiro dia de aula no IFET. Após vivenciar a emoção de encontrar-se com seu blog e ler o primeiro texto publicado, ela é teletransportada para o ano 2000!

"Você se esquece do quanto você é incrível. Tem uma frase do Buda que eu adora: "Nem seus piores inimigos podem fazer tanto dano a você quanto seus próprios pensamento"." - Pág. 57

Então ela encontra a oportunidade de dar rumos diferentes para que acontecimentos do passado não venham a interferir no seu presente, não muito distante, pois ela fica teletransportando-se entre o ano de 2000 para 2015, sempre que lê alguma postagem realizada.
Mal sabe ela, que durante estas várias experiências de retroceder no tempo, ela mudará completamente o seu destino e descobrirá que o grande amor da sua vida já não conhece e nem faz parte, da sua "nova" vida.

"Acho que a gente só esquece de verdade a dor de uma antiga lágrima quando deixamos outra escorrer." - Pág. 69

Ela só conseguirá fazer com que todo esse processo de teletransporte acabe, quando realmente conseguir descobrir por si só, o real motivo de tudo isso estar acontecendo!

"Quando você escolhe seu futuro, o presente inevitavelmente vira o passado. Boa escolha." - Pág. 201

Será que realmente resolveríamos todos os nossos problemas e fraquezas, se tivéssemos uma segunda oportunidade no passado?
O novo livro da mineira e fofa, Bruna Vieira, fez-me refletir sobre todas as prerrogativas que nos são dadas todos os dias! Aproveite cada segundo como se fosse o último e não se esqueça: Dizem que errar é humano. Repetir o erro é burrice. Então, por que repetir velhos erros se há tantos erros novos para cometer?
Não pense que a história de Anita termina por aqui, pois esse é apenas o 1º Livro da 'Série - Meu Primeiro Blog'!
Leitura mais uma vez, MAIS QUE RECOMENDADA!
Obrigada Editora Gutenberg pela oportunidade de encontrar-me novamente em meio as palavras, frases e personagens criados por Bruna Vieira!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Gutenberg.

8 comentários

  1. Ainda não li nenhum dos livros da Bruna, mas mooorro de vontade. Serão uma das minhas próximas compras cooom certeza...e ela é um amorzinho né?

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li os dois Thaís e simplesmente me encantei com a forma de narrativa dela! No primeiro livro observei ela como Clarissa Correa ² ... Bem parecidas! :D
      Super recomendo a compra e leitura!
      Ela é uma super fofa! Quando soube que eu estava lendo o 2º livro, me mando tweet, achei super fofo! :D
      Beijos! :*

      Excluir
  2. To louca pra ler! deve ser muito bom. Sou fã da Bruna <3
    http://blogadoravelparanoia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo a leitura Camila, ainda mais por ser fã da Bruna como eu! :D
      Beijos!
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  3. Você resenha muito bem, hahaha! Quando eu tiver um livro vou mandar um pra você. ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda você Arianne! :D
      Simplesmente, ganhei demais o meu dia!
      Fico muito feliz que goste das minha resenhas!
      Ah, e quando lançar o livro, pode mandar que resenho com o maior prazer!
      Volte sempre flor!
      Beijos! :*

      Excluir
  4. Eu adorei esse livro, ficou com um gostinho de quero mais, ainda bem que vai ter né!
    Estou fazendo a resenhad ele agora lá pro blog.. se quiser dar uma olhada depois..
    http://gisantos.com/

    Adorei seu blog, beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi, eu também amei o livro e com certeza tem muita história envolvendo a Anita vindo por aí! :))
      Ansiosa!
      Obrigada pela visitinha flor, pode deixar que vou conferir sua resenha sim!
      Beijos! :*

      Excluir