Resenha - Um Pouco Além do Resto

Título: Um Pouco Além do Resto
Autora: Clarissa Corrêa
Editora: Gutenberg
Páginas: 208
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Gutenberg

Clarissa Corrêa foi minha aluna. Peraí. Você já deve estar concluindo que ela aprendeu comigo alguma coisa. Não, eu fui seu aluno disfarçado de professor. Cada texto que vinha de seus olhos enormes e de suas sardas iluminadas roubava um riso que eu ainda não havia inventado em minha escrita. Sua produção me converteu em um docente pontual, que frequentava o campus com gosto, não reclamava do cartão-ponto e da lista de chamada obrigatória. Tudo para ouvir sua voz temperamental, passional e lúcida de Cyndi Lauper. Era confessional, mas absurdamente impessoal nas teorias. Como? Falava de si para teorizar o comportamento dos outros. Aqui, ali ao mesmo tempo. Suas crônicas são ácidas, caem no colarinho e não saem com tira-manchas, perfuram o tecido até marcar a pele para sempre. Humor desesperado sobre relacionamentos desesperados sobre respostas desesperadas. Se não mentíssemos o que sentimos, não enfrentaríamos nenhum constrangimento na vida a dois. Mas mas mas mas a literatura é quando contamos a verdade. A derradeira transparência. Um pouco além do resto é contido na linguagem, porém exuberante nas sugestões. Confirma o quanto complicamos a felicidade. É somente estar feliz que já cavamos suspeitas, provocamos brigas, recrutamos flertes para testar o amor do outro. A simplicidade não sacia ninguém – é o que parece lendo Clarissa, mesmo que a simplicidade seja o que a gente sempre sonhou em um relacionamento. O medo do futuro estraga o presente, e altera inclusive o passado. Não duvide do poder do pensamento: ele destrói amores perfeitos. São as suposições que se agigantam, e não diferenciamos o que é receio do que é real. Essa mania de procurar coisa onde não tem.
Desconfie menos, acredite mais. E aprenda com Clarissa como eu aprendi. - Fabrício Carpinejar


'Um Pouco Além do Resto' é o quarto lançamento da autora Clarissa Corrêa (D-I-V-A) e o segundo livro dela, lançado pela Editora Gutenberg, há ser resenhado aqui no blog, o primeiro foi 'Para Todos os Amores Errados' (resenha)!

Para todos que me acompanham no facebook, não é e nem foi novidade nenhuma, as minhas postagens constantes de trechos e frases de Clarissa! Sou fã declaradíssima desta gaúcha apaixonada pelos sentimentos e palavras.

"Tem o que a gente pensa, tem o que a gente acha que deveria ter sido feito, tem a realidade. E tem todo um universo nesses espaços. Por favor, veja os meus sinais. Nem sempre a minha gargalhada é feliz, ela pode ser tristeza pura. Às vezes o meu riso é dolorido. O meu não-te-preocupa-que-eu-tô-legal vem com legenda me-abraça-e-não-me-solta-mais." - Pág. 20

O novo lançamento reúne mais ou menos 65 crônicas apresentadas de diferentes ângulos por uma Clarissa mais sábia e madura, onde são abordados acontecimentos vivenciados por nós... Como um relacionamento duradouro ou não, o ciúme e desconfiança sobre seu companheiro por elogios vindos dele direcionados a nova companheira de trabalho, e até mesmo as lembranças de um casamento feliz por conta de uma cadelinha de estimação.

"Acordei a noite toda, senti a sua falta, a cama era grande demais, o vazio era grande demais, a saudade era grande demais. E me senti pequena demais para tanto sentimento. Pensei nos últimos dias, foram difíceis. Sei que você estava comigo, mesmo longe. Sei que estamos sempre juntos, independente da distância." - Pág. 66

No início de cada crônica, Clarissa dá diferentes recomendações de como ler o texto, como coisas do tipo: "leia ouvindo U2", "leia pensando em determinada situação", "leia fazendo isso". O método dinâmico adotado pela autora deixou a leitura mais leve, rápida e divertida.

"Gosto da felicidade, do som da gargalhada, daquela sensação meio assim no estômago que diz que oba, a vida é boa. Você entende essa sensação meio assim? Porque eu não sei explicar direito como ela é. Tem coisa que não se explica, apenas se sente." - Pág. 101

Enfim amores... Não sei mais onde e nem como encontrar palavras para descrever tamanhos sentimentos e sensações, deixados e causados por Clarissa em uma mulher apaixonada de natureza como eu. <3
Só tenho a agradecer imensamente, a super oportunidade de me reencontrar com e nas palavras desta DIVA. Obrigada Editora Gutenberg e claro, muito obrigada Clarissa por sempre descrever sabiamente tudo que tenho gravado e guardado no peito!
Leitura recomendadíssima, afinal, queremos sempre 'Um Pouco Além do Resto'!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Gutenberg.

6 comentários

  1. Amei o título!
    Não sabia desse livro, claro que quero ler.
    Amo a Clarissa
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me apaixonei pelo livro, logo após ler o título Rizia! :)
      Tenho certeza que não irá se arrepender sobre a leitura, ela é literalmente uma DIVA das crônicas!
      Beijos! :*

      Excluir
  2. Ohhhhhhhhhhh mulher FODA está Clarissa Corrêa gosto de mais da escrita e das reflexões dela. :)

    Quero esse livro.
    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Danilo, ela é literalmente e grandiosamente FODA! rs... Realmente a DIVA das crônicas!
      Você irá amar esse livro, não irá se arrepender e terá uma ressaca literária daquelas!
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Interessante esse livro, eu até leria se não tivesse tantos livros para ler e pouco tempo sobrando, pois é.. esse ano foi um ano bem complicado pra mim, tive que abrir mão de algumas coisas para conquistar outras, foi um ano bem puxado, ainda bem que eu estou quase de férias! :D

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver um tempinho Mylla, leia Clarissa! Você não irá se arrepender e será acometida por um admiração e fascínio profundo por essa DIVA!
      Realmente a vida é assim, temos que abrir mão de algumas coisas para conseguirmos outras, mas, aproveite esse tempinho de férias para ler e descansar!
      Beijos! :*

      Excluir