Resenha - Métrica

Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 304
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Grupo Editorial Record

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.


"Ele era um aspirante a poeta. Ela era a inspiração." - Ela/Ele (Sandy)

Inicio esta resenha com um trecho da música de Sandy, pois o mesmo descreve exatamente a temática do livro! :)
O foco principal do enredo criado por Colleen, é a prática do 'Slam', uma atividade bem comum nos EUA onde pessoas apresentam seus verdadeiros sentimentos em uma forma bem singela: A POESIA!

"Assim que entro no quarto, me jogo na cama e choro. Apesar de ser uma coisa negativa, finalmente tenho a inspiração para o poema. Pego uma caneta e começo a escrever enquanto enxugo as lágrimas que mancharam o papel." - Pág. 123

Em cada capítulo novo, o desejo e sentimento por poesia se intensifica, Colleen apresenta e trás para os leitores, citações musicais - sempre reflexivas - da banda 'The Avett Brothers'. O torna a história ainda mais real, pois a banda realmente existe!
Meus olhos já se encontram rasos d'água, só de relembrar cada momento vivenciado com e por Layken (ou Lake), em uma narrativa emocionante criada pela nova diva da literatura new adult, 'Colleen Hoover'!

" - Com certeza. Arrependimento é contraproducente. É ficar se lembrando de um passado que não pode mudar. Duvidar das coisas à medida que elas ocorrem pode evitar que o arrependimento surja no futuro. Duvidei de muitas coisas a respeito do meu relacionamento com seu pai. As pessoas vivem tomando decisões espontâneas com base no coração.  Mas os relacionamentos têm a ver com muitas outras coisas, não só com amor." - Pág. 39

A história é narrada em primeira pessoa, ou seja,  por Lake uma adolescente de 18 anos que é acometida pela morte repentina de seu pai e como se não bastasse a trágica fatalidade, ela de quebra é surpreendida por uma mudança programada por sua mãe da cidade do Texas para Michigan, tendo como razão para a mesma, a difícil situação financeira em que se encontravam.

"Neste momento, não sou mesmo capaz de compreender como deve ser ter o coração partido de verdade. Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que a que já sinto agora, abdico do amor. Não vale a pena." - Pág. 76

Após sua mudança para o Michigan, Lake se torna mais como uma segunda mãe, ficando a jovem totalmente responsável pelos cuidados de Kel (seu irmão mais novo) pois com o novo trabalho de Julia (sua mãe), boa parte dos cuidados e atenção materna, direcionados á Kel ficam 'escassos'.

Tentando lutar contra a mudança, a adolescente meio que passa por uma fase de adaptação, mas logo de adapta ao encontrar Will, o vizinho 'gato' que mora na casa da frente com seu irmão mais novo Caulder... Estando neste encontro não apenas a coincidência de terem ambos, irmãos mais novos, mas sim vários sentimentos e emoções que os tornam tão parecidos e ao mesmo tempo, tão iguais.

"Fiquei parado ao lado do caminhão, apenas observando. Eu a encarei enquanto ela continuava olhando para o nada, com a expressão mais triste nos olhos. Queria saber o que estava pensando, o que se passava em sua mente. O que a fez ficar tão triste? Queria tanto abraçá-la. Quando finalmente saiu do caminhão e eu me apresentei, tive de usar todas as minhas forças para conseguir soltar sua mão. Queria segurá-la para sempre, Queria que ela soubesse que não estava sozinha. O fardo que ela estivesse carregando, seja ele qual fosse, eu queria carregá-lo por ela." - Pág. 225

"Ampliem seus limites, é para isso que eles existem. Este trecho roubei da sua banda preferida, Lake." - Pág. 298 

Fui arrebatada pela narrativa de Colleen, o enredo é realmente muito bem elaborado e composto de muito sentimento, cheguei a dizer para mim mesma - enquanto me contia em lágrimas - que ela conseguiu transformar o 'irreal' em algo bem palpável aos olhos de quem se lê!
Super indico a leitura e afirmo que foi um dos meus melhores livros lidos neste ano de 2013 e que a autora entrou para minha lista de autoras preferidas!
Rendam-se aos encantos e poemas de 'Métrica'! <3


- Este livro foi uma cortesia da Editora Galera Record.

0 comentários:

Postar um comentário