Resenha - Expectativas

Título: Expectativas
Autora: Priscila Andreza
Editora: Design
Páginas: 81
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Priscila Andreza - Blog

Em tom de conversa, com as palavras certas nos lugares certos, Priscila Andreza cumpre todas as expectativas na sua estreia literária. A crônica, este gênero do presente, é tão flexível que pode beirar o ensaio, o conto, a piada, a poesia ou o simples registro.
E é nessa dança que a crônica torna-se cheia de possibilidades, sempre sedutora e com cada vez mais adeptos. Com esta coletânea ela prova ser uma das cronistas mais afiadas do estado, e com uma versatilidade impressionante aborda assuntos tão díspares como desejo e redenção, e mostra como a delicadeza e a sutileza são o verdadeiro tempero da crônica brasileira.


Recentemente firmei parceria com a fofíssima Priscila Andreza, a mesma me enviou um exemplar do livro com vários marcadores (que logo, logo estarão em sorteio), para que eu pudesse me 'deliciar' com as crônicas inspiradas em momentos corriqueiros, vivenciados por ela!

"E outra coisa, vamos parar com joguinhos, ok? Não estamos mais no ensino médio. Jogos amorosos são tão antiquados quanto fitas cassetes. Só são válidos para quem ainda não tirou as fraldas. E tem mais, amor não é para qualquer um, somente os corajosos têm o atrevimento de amar. Se já é custoso viver sozinho, pense me dois. Se já é complicado ser feliz, pense em fazer o outro feliz. Porque esta é a moral do "felizes para sempre"." - Pág. 14

A autora de 25 aninhos, participou de um concurso em Joinville (cidade em que reside até hoje) com aproximadamente 100 inscritos, e foi a vencedora, tendo como prêmio a super oportunidade de publicar o seu livro de crônicas! 'Expectativas' é seu primeiro livro publicado!

"Não faz mal se eu ganhar menos grana, se eu não tiver tantas especializações, se eu não tiver o carro do ano e se eu chegar atrasada ao dentista. O que me faz mal é não respirar direito, é ter dores nas costas, é não ter tempo para brincar com a Dóris nem para telefonar para as irmãs de coração, nem para bater papo com os tios e escrever nos meus diários. Cada um faz a sua escolha. E hoje eu estou aqui assinando um contrato comigo: eu escolho menos. E você?" - Pág. 32

Em sua estreia literária, Priscila nos encanta em suas 29 crônicas, todas escritas/narradas com leveza e realismo, colocando-nos diante dos seguintes pensamentos: "Já vivenciei algo parecido...". "Estou vivendo exatamente isso...". "Caraca, ela conseguiu descrever o que realmente estou sentindo e não consigo/conseguia expressar!".

"...Porque eu sei uma coisa desta vida, e ela mata todas as outras vozes ao meu redor: tudo eu posso, se eu assim acreditar. Imaginar é o primeiro passo para a execução, e disso eu entendo..." - Pág. 39

Diante de situações vivenciadas com sua irmã e amigas, emoções e sentimentos criados e deixados por amores duradouros/passageiros, você encontra uma narrativa com um turbilhão de sensações, e ao mesmo tempo uma conversa não de autora para leitora, mas sim de amiga para amiga.

"Se eu pudesse escolher uma palavrinha para ser eliminada do dicionário, seria esta: expectativa. Aproveitando, não excluiria somente do dicionário, mas da vida. Tudo dá errado por causa dessa maldita palavrinha. Aprendi algo nestes dias, os outros somente podem oferecer aquilo que têm. A boca só falo do que o coração está cheio. É isso aí, não podemos esperar mais do outro, se ele não tem como nos dar, certo?" - Pág. 46

Em algumas crônicas a autora me lembrou 'Bruna Vieira' (autora do sucesso 'Depois dos Quinze'), tanto pela elaboração das mesmas e pela forma de ambas trabalharem com a maturidade ainda com o olhar de menina! *-*

Adorei a oportunidade cedida pela autora e caso você tenha gostado da resenha e dos quotes, e queira adquirir um exemplar do livro, basta entrar em contato com a autora (por aqui), o valor cobrado (R$20,00) está bem acessível e o frete é grátis! :)

A capa, a fonte e a ilustração são lindas (mas um dos detalhes que me fizeram lembrar de 'Bruna Vieira'), a Editora Design fez um trabalho bem delicado com a publicação! Leitura indicada/recomendada!


- Este livro foi uma cortesia da Autora Parceira: Priscila Andreza.

2 comentários

  1. Respostas
    1. Cláudia, é só entrar em contato com a autora pelo link fixado em 'Onde Comprar', logo abaixo da foto da capa do livro, bem no início da resenha! :)
      Você vai adorar a leitura!
      Beijos! :*

      Excluir