Resenha - A Menina Que Colecionava Borboletas

Título: A Menina Que Colecionava Borboletas
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 152
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Gutenberg

Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.


Como vocês podem ou já devem ter notado, sou uma amante assumida de livros contendo crônicas, e como amo esse gênero literário eu não poderia deixar de ler o novo livro da mineira e fofíssima 'Bruna Vieira'!
Para quem ainda não sabe, o livro 'A Menina Que Colecionava Borboletas' é o terceiro livro lançado pela autora, sendo o primeiro e mais famoso 'Depois dos Quinze' (livro de crônicas) e o segundo 'De Volta Aos Quinze' (primeiro livro da série #MeuPrimeiroBlog). Ambos já foram resenhados aqui no blog, para visualizar a resenha basta apenas clicar em cima do título do livro! :)

No segundo livro de crônicas da autora, você se depara com uma 'Bruna' mais madura e centrada, pois querendo ou não, 'Depois dos Quinze' os sentimentos, o amadurecimento e prioridades são outros, bem mais resolvidos/formados.

"Depois de certo tempo, a gente finalmente entende que culto mesmo é quem não tem vergonha de reconhecer suas limitações e, claro, tem vontade de sobra de superá-las diariamente." - Pág. 14

A leitura flui de forma leve e rápida, a mineira consegue se expressar nas mais simples e sinceras palavras, ela consegue descrever uma menina/mulher mais segura de si, mais disposta a aprender e a nos ensinar, que com os acontecimentos, erros e amores de arrancar o coração do passado, se cria coragem para enfrentar os acontecimentos, erros/acertos e amores do presente, de uma forma mais madura.

"Sou taurina, mineira e teimosa. Não acredito nessas convenções baratas, mas, como minha mãe sempre disse antes de uma boa bronca, quando coloco algo na cabeça ninguém consegue tirar. Em todos os sentidos. Não falo muito e escondo coisas até de mim mesma. É uma luta interna. Preciso sempre ir até o final, mesmo que esse seja um caminho solitário. Dito assim, parece besteira, mas ainda não sei lidar com meus próprios demônios de outra forma. Tô tentando. Tô tentando. Tenho é medo de me corromper. Medo de me tornar vulnerável de novo. Medo de compartilhar a confiança que me resta. Quando ninguém está por perto, ela ainda me faz companhia." - Págs. 40 e 41

Bruna Vieira "apresenta" a vida de forma clara - e simples - para quem queira vivê-la tendo como referência um leque bem variado de aprendizagens, sentimentos, erros e acertos! 
Simplesmente encantada com o crescimento atingido pela autora em suas 48 crônicas!

"Não é sobre se esconder atrás de antigas mágoas. É sobre usá-las como referencial. Ás vezes, a gente simplesmente esquece que houve outros dias ruins, sabe? Amadurecer tem um pouco a ver com usar experiências passadas para não cometer novos erros, e, por isso, tudo bem desenterrar o passado só para ter a certeza de que a raiz é forte e que esse vento, uma hora ou outra, vai passar. As estações mudam, independentemente do lugar do mundo em que você está." - Pág. 22

A diagramação fofa escolhida pela Editora Gutenberg e as ilustrações (realizadas pela Malena Flores) dividindo páginas ao longo da leitura, deu um 'tchan' a mais na obra, e claro, ainda tem a 'playlist' no final do livro (que vai sair amanhã na coluna 'Music And Books', aqui do blog) que já virou a marquinha da Bruna em seus livros, dando ainda mais gosto de ler e se aventurar nas 152 páginas!

Compartilhei a foto de uma das ilustrações contidas no livro, lá no Instagram, mas para quem não viu, vou postar aqui!


"Parece mais fácil quando deixamos o mundo saber o quanto dói, mas fazê-lo pensar que existe um culpado não nos torna inocente. Somos donos dos nossos próprios medos, de toda insegurança acumulada, das escolhas e também dos receios que a vida nos fez ter." - Pág. 41

'A Menina Que Colecionava Borboletas' é muito mais que um livro de crônicas, é a definição de tudo o que acreditamos e sentimentos, sendo transmitidos e descritos nas palavras e por Bruna Vieira!
Obrigada pela oportunidade de leitura deste livro Editora Gutenberg


- Este livro foi uma cortesia da Editora Gutenberg.

4 comentários

  1. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro. Adoro a Bruna Vieira e acompanho o blog dela há tempos, mas até então não tive vontade de ler os outros livros dela, talvez porque parecem ser mais juvenis e tal. Mas gostei que A menina que colecionava borboletas parece mais maduro, acho que vou gostar.
    Ótima resenha!

    Beijos
    http://rockmyshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maira!
      Tenho certeza que irá gostar deste e dos demais livros dela, os textos e a própria Bruna amadureceram bastante neste livro! Super recomendado!
      Beijos! :*

      Excluir
  2. O livro parece ser bem legal. Também gosto de crônicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma leitura madura e convincente.Gostei muito da resenha e do modo como a autora desenvolve o enredo.Espero comprar e ler logo o livro.
    Abraços,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir